5-HTP: O que é, Como Funciona e Como Age No Organismo

Tempo de leitura: 5 minutos

5-HTPTalvez você não tenha ouvido falar ainda em 5-HTP (sigla em inglês para 5-hidroxitriptofano), mas vai gostar de conhecer melhor os seus benefícios. A primeira coisa a se saber sobre essa substância é que ela é obtida pelo organismo humano através do triptofano que é um dos aminoácidos essenciais. A denominação essencial significa que esse aminoácido não é produzido naturalmente pelo corpo e por isso deve ser obtido pela alimentação ou suplementos naturais.

O triptofano passa por um processo no organismo em que é convertido em 5-HTP para então ser transformado em serotonina que é um neurotransmissor muito importante para o bem-estar estando ligado a qualidade do sono, do humor e até mesmo do apetite. Para se ter uma ideias algumas doenças como enxaquecas, esquizofrenia entre outras tem ligação com baixos níveis de serotonina.

Outro destino possível para o 5-HTP é ser transformado em melatonina que também é um neurotransmissor e que tem sua atividade ligada a regulação do sono (insonia). É importante destacar que o consumo de Triptofano não aumenta a quantidade de 5-HTP e por isso que a suplementação com essa substância tem se destacado.

Benefícios de 5-HTP 

Conhecendo melhor as funções dessa substância no organismo fica fácil imaginar que o suplemento feito a partir dela oferece uma série de benefícios, não é mesmo? Conheça em mais detalhes abaixo.

5-HTP e o Emagrecimento 

5htp

Foram realizadas várias pesquisas sobre suplementação com 5-HTP e um dos resultados que se mostrou mais pertinentes é que essa substância auxilia na perda de peso. Os cientistas atribuem esse efeito ao aumento da sensação de saciedade presente no organismo. Como se tem a sensação de estar satisfeito por mais tempo depois das refeições é possível comer menos sem esforço.

A recomendação é que as pessoas que desejam usar suplementos de 5-HTP para emagrecer mantenham em paralelo uma dieta equilibrada. Atividade física também é importante para obter a eliminação do peso extra. Um estilo de vida saudável é essencial para uma vida com eliminação de peso. Veja  aqui no Viver de Produtos as  melhores dietas para ganhar massa muscular.

5-HTP e a insônia 

Quem sofre com a insônia sonha em poder contar com uma alternativa saudável para dormir mais e melhor. Os suplementos a base de 5-HTP são excelentes opções uma vez que estudos demonstraram que pessoas tomando esse tipo de suplementação conseguiram dormir mais rapidamente e por mais tempo. Para quem tem dificuldades de dormir a dose recomendada é de 200 a 400 mg de 5-HTP. Contudo, os efeitos podem demorar algumas semanas para se manifestar.

5-HTP e a ansiedade 

Nesse ponto é necessário esclarecer que a substância ainda está em fase de testes de maneira que ainda não existe comprovação. Nos testes realizados com animais o que se percebeu foi uma redução do estresse. As conclusões dos médicos apontam que a substância pode ser usada como um aliado no tratamento de ataques do pânico e também nos casos de terror noturno em crianças.

5-HTP e a depressão 

5HTP-O-que-é-benefícios-como-tomar-efeitos-colaterais-e-onde-comprar-planeta-do-corpo

A serotonina é um neurotransmissor muito importante para o tratamento de problemas como a depressão e por isso a suplementação com 5-HTP ou conhecer melhor o Cortisol pode ser bastante impactante. Para verificar o real impacto do uso dessa substância para o tratamento da depressão estão sendo realizados muitos estudos. Os resultados apontam que a depressão pode ser reduzida em quadros de leve a moderado.

5-HTP e Fibromialgia 

A Fibromialgia é uma doença que se caracteriza por causar dores nos músculos, tendões e ligamentos dos indivíduos portadores. A suplementação com 5-HTP pode contribuir para a redução dos sintomas como insônia, fadiga, sensação de rigidez pela manhã entre outros. Contudo, é importante que se diga que essa redução não acontece em todos os portadores dessa doença.

5-HTP e a enxaqueca 

Um episódio de enxaqueca pode ser bastante desgastante e um dos possíveis bons efeitos colaterais da suplementação com 5-HTP é a redução dos sintomas. No entanto, devemos salientar que ainda não há comprovação quanto a esse benefício da substância. Novas pesquisas estão sendo realizadas.

5-HTP pode ter efeitos colaterais? 

Embora haja um consenso da comunidade médica que 5-HTP é seguro para consumo via oral existem alguns possíveis riscos. Listamos abaixo os riscos que a suplementação com essa substância pode trazer para o organismo.

Efeitos colaterais 

Os possíveis efeitos colaterais causados por suplementos a base de 5-HTP são sonolência, queimação no estômago e dores, euforia, diarreia, vômitos, ansiedade, gases, redução do sangue menstrual entre outros. No caso de alguns desses sintomas se manifestarem é importante procurar um médico.

Síndrome de Eosinofilia-Mialgia 

Durante algum tempo um efeito colateral associado ao uso de suplementos com base de 5-HTP foi o desenvolvimento da Síndrome de Eosinofilia-Mialgia, uma doença que causa sensibilidade muscular e alterações nas células do sangue. Contudo, acredita-se que os casos foram causados por uma contaminação de alguns suplementos a base de 5-HTP. Não existem casos reportados dessa síndrome devido aos suplementos importados desde a década de 1990.

Convulsões 

Portadores da Síndrome de Down que fazem uso de suplementos a base de 5-HTP podem apresentar convulsões.

Contraindicações 

Os suplementos a base de 5-HTP não são recomendados para gestantes, lactantes, crianças e pessoas que estejam passando por tratamento com medicamentos de uso contínuo. No caso de dúvidas você deve consultar o seu médico.

Posologia de 5-HTP 

A quantidade de 5-HTP recomendada para cada caso varia conforma as características de cada indivíduo. Observe que não é seguro tomar qualquer quantia de 5-HTP somente porque se trata de um produto de origem natural. Esse fato não inibe os riscos de uma superdosagem. Ter acompanhamento médico é fundamental e a dica é ter acompanhamento médico para o uso de suplementos para emagrecer até mesmo os inofensivos.

Recomendados Para Você:

1 comentário


  1. Amei o artigo, ganhou mais um leitor desde portal de grande conteudo, espero que continue a eleborar sempre sempre coisa de qualidade como vc vem fazendo, obrigado.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *