Cortisol: Saiba Como Identificar Alterações, Como Tratá-las e Sua Relevância Para o Organismo

Tempo de leitura: 5 minutos

cortisol

Sendo o Cortisol um tipo de hormônio que é produzido pelas glândulas chamadas suprarrenais, que são aquelas encontradas acima dos rins e parte vital do corpo humano, contribui imensamente para o sistema imune, bem como no controle dos níveis de açúcar na corrente sanguínea, além de ser capaz de reduzir inflamações, regular o estresse e também age diretamente na boa administração da pressão arterial.

Logo, podemos concluir que o Cortisol deve permanecer em seus níveis regulares, uma vez que tanto a alteração para mais ou para menos se torna prejudicial à saúde. Veja Aqui dietas para ganhar massa muscular.

Como Funcionam As Alterações do Hormônio Cortisol?

O Cortisol pode trabalhar de mais uma maneira, uma vez que ele está relacionado intimamente aos hábitos de descanso de uma pessoa. Geralmente, o Cortisol se encontra em maior quantidade pela manhã, na corrente sanguínea, em média de 5 a 23 mcg/dL e com o passar das horas e com o anoitecer, este mesmo hormônio vai caindo para entre 3 a 16 mcg/dL.

Contudo, há pessoas que sustentam hábitos noturnos e trabalham à noite além do péssimo uso de alimentos que roubam a saúde, por exemplo, sendo assim, ocorre uma adaptação no organismo e os níveis de Cortisol são invertidos sem maiores problemas para esta pessoa.

Entretanto, esta inversão que ocorre ainda se mantém controlada pelos níveis normais deste hormônio no sangue, mas há situações que as alterações de Cortisol podem se transformar em níveis elevados ou em níveis abaixo do normal, ou seja, para estes casos, de acordo com seus sintomas que são diferenciados, já tratamentos e dietas para ganhar massa muscular também diferentes e é por isso que é extremamente necessário procurar um especialista quando houver este tipo de dúvida.

O que acontece no organismo quando o Cortisol está em um nível mais elevado do que o normal?

cortisol-efeitos-e-consquenciasAssim como não é saudável quaisquer outras alterações em hormônios e presentes no corpo humano, com o Cortisol não seria diferente e você pode tentar descobrir se este é o seu caso a partir dos sintomas, logo, se você estiver sentindo que está perdendo massa muscular ou aumentando de peso rapidamente e sem a menor explicação, se reparar que há uma perda de libido, desempenho sexual pode ser que a testosterona também esteja sendo atingida pelos níveis altos de Cortisol e para todos estes casos o conselho é buscar ajuda especializada.

  • Veja aqui os sintomas completos de quando há nível alto de Cortisol:

  • Perda de Massa Muscular Magra
  • Possibilidade de Aumento de Peso
  • Probabilidades de ter osteoporose
  • Ocorrem dificuldades de aprendizagem
  • Podem ocorrer situações de baixo crescimento
  • Ocorrências de falhas de memória
  • Alterações de Testosterona para baixo
  • Menstruações irregulares
  • Perda do apetite sexual
  • Sensação de boca seca, sede e vontade de urinar frequentemente.
O que acontece no organismo quando o Cortisol está em um nível abaixo do que o normal?

Já para os casos de desconfiança de baixo Cortisol no organismo, os sintomas são diferentes, tais como depressão, sonolência, entre outros. Nestas situações podem ocorrer doenças como a de Addison ou talvez a glandulas de tyson que deve ser tratada imediatamente sempre verifique isso com seu médico.

  • Veja aqui os sintomas completos de quando há nível baixo de Cortisol:
  • Depressão
  • Fadiga e Cansaço extremos
  • Sensação de Fraqueza
  • Vontade de comer doces em boa parte do tempo
Quais São Os Tratamentos Recomendados Para Cuidar das Alterações do Cortisol no Organismo?

Isso vai depender muito do que ficou comprovado nos exames laboratoriais que provavelmente deve ter sido requerido pelo seu médico. Cada caso é um caso, entretanto existe uma certa anuência em alguns procedimentos. Veja Aqui Como São os Tratamentos:

Tratamento Para Cortisol Alto:

cortisol-efeitos

O médico vai identificar se o seu hormônio está alterado e irá receitar medicamentos prescritos, além disso, ele vai recomendar a ingestão de alimentos que funcionam como uma espécie de remédio caseiro e agem como coadjuvantes na melhora dos sintomas, mas vale lembrar que os remédios receitados devem ser tomados nas horas corretas para que os efeitos possam ser positivos.

Comer inhame, por exemplo, é um exemplo de remédio caseiro que pode regular os níveis de Cortisol, além de ser extremamente benéfico praticar exercícios físicos com regularidade e manter uma alimentação saudável com doses de vitamina C e diminuir a ingestão de cafeína, pois é maléfica para quem está com alterações neste tipo de hormônio.

Vigorexia – O que é, Como Funciona e Principais Sintomas

Tratamento Para Cortisol Baixo:

No caso de baixa de Cortisol no sangue, também será verificado pelo seu médico a necessidade de uso de medicamentos prescritos e para o aumento de qualidade de vida também será igualmente necessário a prática de exercícios físicos ao menos 3 vezes na semana.

Qual O Próximo Passo Quando O Exame Detecta Alterações Nos Níveis de Cortisol?

Bom, se você já sabe através deste texto informativo que os níveis normais de Cortisol são:

  • Pela manhã: de 5 a 23 mcg/dL
  • Pela noite: de 3 a 16 mcg/dL

E não tem hábitos noturnos e nenhuma outra explicação para os sintomas que você está sendo acometido, então você terá mais do que nunca procurar ajuda médica para entender o que pode estar acontecendo no seu organismo. Antes de qualquer coisa, procure um especialista para que ele possa determinar o que você deve ou não fazer.

Automedicação pode ser perigosa para a saúde e causar danos irreversíveis. Espero que estas informações possam ter ajudado a manter seus conhecimentos em alerta!

Dexametasona é boa? Veja aqui para que serve, como tomar, benefícios e efeitos

Recomendados Para Você:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *