Balanite: o que é, sintomas e como tratar

Tempo de leitura: 6 minutos

balanite doresA inflamação que acomete a glande (mucosa que reveste a cabeça do pênis) recebe o nome de Balanite. Sua ocorrência pode ou não ter ligação com uma infecção e em grande parte dos casos os indivíduos acometidos apresentam fimose em paralelo. O quadro em que a infecção se instala na parte interna do prepúcio (a pele que faz a cobertura da glande) e na glande ao mesmo tempo recebe o nome de Balanoposite.

As duas situações podem ter relação com o estreitamento do prepúcio, condição que pode tornar bastante complicado realizar higiene adequada da glande abrindo caminho para o surgimento de infecções que podem tornar o quadro ainda mais grave. Embora a Balanite pareça ser uma condição médica que causa muita dor não é considerada essencialmente grave.

Quais são as causas da Balanite?

surprised and shocked half naked young man in bed looking down at his underwear at his penis under white covers sheet in badroom. Concept photo of male sexuality and man sex problems, domestic atmosphere.

A principal causa do desenvolvimento de Balanite é a falta de uma higiene regular na região íntima. Quando não se tem o hábito de manter o pênis higienizado pode se formar uma secreção branca chamada de esmegma que tem em sua composição células mortas da pele junto com gorduras e óleos produzidos na região. Tudo isso pode gerar infecções por fungos, vírus e bactérias que se desenvolvem no ambiente não-higienizado.

Contudo, não é só a falta de higiene que pode levar a um quadro de Balanite. O contato com substâncias que se mostram irritantes para a pele como as que compõem produtos de higiene (como cremes ou sabonetes) exemplo do Asepxia ou então produtos farmacêuticos (como pomadas espermecidas) dexametasona também podem gerar a Balanite. Alguns tecidos quando em contato com a região íntima também podem gerar irritação.

Doenças sexualmente transmissíveis (DST’s) como sífilis, gonorreia, herpes simples entre outras assim como a candidíase podem acarretar na Balanite também. Alguns médicos já se depararam com casos em que não conseguiam explicar o que gerou a inflamação.

Quais são os sintomas da Balanite? 

balanite

Dentre os principais sintomas que essa doença pode apresentar estão sensação de ardor e coceira na região íntima assim como descamação e em alguns casos até mesmo uma secreção de pus. O indivíduo com Balanite pode ainda ter a sensação de dor ou pressão quando está urinando devido ao inchaço. Sentir dores na pele do pênis também é um sintoma comum dessa doença que pode causa também à vigorexia. Alguns indivíduos que estão com quadro de Balanite podem inclusive ter um odor desagradável embaixo do prepúcio.

Num caso de Balanite a glande pode ainda ficar com um tom avermelhado e repleta de pequenas lesões ulcerativas, o inchaço é facilmente percebido. O estreitamento do canal urinário se torna ainda mais acentuado. Pode ser entendido como um sinal da doença também o intumescimento dos gânglios inguinais.

Como é feito o diagnóstico de Balanite? 

O médico pode fazer o diagnóstico observando os sintomas que o paciente está sentindo bem como aparência que tem as lesões. No entanto, os médicos em geral precisam do apoio de exames laboratoriais para poder identificar qual é o agente causador da inflamação de maneira a poder realizar um tratamento focado. Em casos mais graves pode ser necessário que o paciente passe por uma biópsia, isso acontece geralmente quando se suspeita ser um caso maligno.

Saiba tudo o que precisa sobre Dianabol e conheça os benefícios e os malefícios que ele traz para o corpo humano

Quais são os tratamentos indicados para Balanite? 

A escolha do melhor tratamento para Balanite diz respeito especificamente a descoberta do agente causador da inflamação. Quando o estreitamento do prepúcio não deixa que se acesse a glande a melhor solução é a cirurgia de fimose, pois isso impede a correta higienização da região.

Se o problema tiver origem infecciosa a solução está em identificar qual foi o germe que causou a doença para que se escolha a medicação mais eficaz que pode ser antifúngicos, antibióticos ou antimicóticos. Quando a causa está ligada a um germe é importante que o tratamento se estenda também ao parceiro que pode ter sido afetado.

Dhea Funciona? O Hormônio Da Longevidade Para Homens E Mulheres

Existe ainda a possibilidade de a causa seja uma reação alérgica, nesse caso é necessário identificar qual é o agente causador e suspender o seu uso. Dependente da gravidade o médico pode prescrever ou não tratamento com um antialérgico.

Balanite pode ter complicações? 

balanite o que é

Quando o tratamento é feito com rapidez e assertividade a doença é facilmente curada. Porém, em alguns casos (que são raros, mas existem) a Balanite pode ter complicações. Dentre as possíveis complicações estão o surgimento de cicatrizes assim como fissuras pequenas.

Se o problema não for devidamente tratado o indivíduo pode ter que conviver com dor na retração da pele da mesma forma que pode ter problemas de irrigação de sangue no local. Tem casos em que pode se desenvolver uma fimose de maneira que pode resultar num quadro de Balanite crônica que pode ser muito mais difícil de tratar.

É possível prevenir a Balanite? 

O principal cuidado de prevenção da Balanite assim como da Balanopostite se refere a higiene da região da glande assim como a região íntima como um todo. Ter o cuidado de retrair o prepúcio para urinar e depois disso limpar bem com papel higiênico para evitar infecções além de lavar bem as mãos antes e depois de urinar são formas de prevenção. Nos casos em que o médico observa ser necessário remover a pele do prepúcio através de cirurgia de fimose também se mostra uma opção efetiva para se prevenir Balanite.

Dicas especiais para evitar Balanite 

Enquanto estiver tomando banho o indivíduo deverá aproveitar para realizar a correta higiene do pênis e saber como bater punheta para não ter problemas de higienização, para isso deverá retrair o prepúcio completamente para fazer a limpeza da glande. Saiba que não limpar corretamente essa região do pênis pode representar um grande risco de desenvolvimento de câncer.

Durante as relações sexuais use preservativo e tenha sempre o cuidado de manter o seu pênis bem asseado. Para evitar quadros infecciosos é necessário evitar o uso de roupas íntimas de tecido sintético. Evite usar roupas que apertem muito a região íntima assim como peças molhadas por muito tempo. Ao perceber que tem algo errado com seu pênis procure um médico imediatamente.

Saiba mais:

Recomendados Para Você:

2 Comentários


  1. Excelente dicas sobre a candidíase, estava procurando maiores informações e foi aqui no seu blog que encontrei, muito obrigada pelas dicas, vou começar a colocar em prática para começar o meu tratamento.

    Responder
  2. cássio

    Meu urologista é excelente tive e fiquei bom.recomendo o seguinte:Baycuten – N creme.tratamento:uso à noite durante 14 dias.e vcs ficaram bons.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *