Exame de Próstata e A Sua Importância Para Os Homens

Tempo de leitura: 6 minutos

exames-de-prostata

Se existe um assunto que é tabu entre os homens certamente é o exame de próstata, atualmente se tem discutido um pouco mais abertamente a questão, mas ainda podemos perceber que muitos homens tem receio. O que falta é esclarecimento, quando se tem conhecimento a respeito de algo que pode parecer assustador é mais fácil perceber que não há motivo para preocupação.

Saiba mais sobre como é feito o exame de próstata e de que maneira ele pode representar a manutenção da sua saúde. Tire as suas dúvidas e não tenha mais medo de enfrentar um exame que pode salvar a sua vida.

Por que é necessário fazer o exame de próstata?

Antes de qualquer coisa é importante que os homens saibam qual é a real importância de fazer o exame de próstata. A próstata é uma glândula que compõem o sistema reprodutivo masculino cuja função é sintetizar e guardar um líquido incolor e alcalino que promove o transporte e nutrição dos espermatozoides.

O câncer de próstata é uma doença que se desenvolve silenciosamente e uma das únicas formas de fazer o diagnóstico precoce é por meio do exame de próstata que permite ao médico identificar que a glândula está num tamanho anormal, diferente da vigorexia que é mental  e pode se tratar com um psiquiátrico. Sendo assim é essencial que homens a partir de 45 anos que tenham histórico na família façam o exame de próstata. Homens que não tem histórico podem começar a fazer o exame a partir dos 50 anos.

Mas, afinal como é feito o exame de próstata?

Exame de próstata

Uma das principais dúvidas em relação a esse exame que também é chamado de exame do toque retal, muitos dizem ser exame do pênis torto, pela sua forma de realização.  Antes de qualquer coisa é importante dizer que o médico além desse exame poderá solicitar que o paciente faça o exame PSA (Prostate Specific Antigen). O exame do toque pode ser feito antes ou depois do PSA.

O procedimento é simples e rápido, em média dura dois minutos. O médico usa luvas descartáveis e lubrificadas para realizar a introdução do seu dedo indicador no reto do paciente. O objetivo do médico é verificar se tem algo errado com a próstata, pois isso pode ser indicativo do temido câncer de próstata.

Considerações importantes sobre o exame de próstata

– Sentirei dor?

O exame de próstata não causa dor e nenhum tipo de sensação que possa incomodar o paciente.

– Precisarei ficar numa posição que seja vexatória?

Não, o paciente pode até mesmo ficar em pé se preferir.

– Todos os homens podem desenvolver câncer de próstata?

A resposta para essa pergunta infelizmente é sim, dessa forma é essencial que todos os homens mantenham seus exames em dia. Os pesquisadores da área observaram que alguns indivíduos podem estar num grupo mais vulnerável, isto é, tem mais chances de desenvolver esse tipo de câncer, é o caso dos negros e de homens com histórico familiar da doença.

Pense que são dois minutos que podem ajudar a tornar a sua vida melhor e até mesmo identificar uma doença dexametasona  silenciosa antes que seja tarde demais.

Exame do toque faz a diferença

exameprostata

Como citamos acima é possível que o médico solicite o exame conhecido como PSA em conjunto ao exame do toque. Fazer o exame de PSA não substitui o exame do toque, pois em alguns casos homens que estão desenvolvendo câncer de próstata podem não apresentar alterações nos níveis de PSA. O exame de próstata deve ser feito uma vez por ano, somente com esse exame será possível ter certeza de que está tudo bem com o seu corpo e com a sua saúde. Não veja o exame do toque retal com preconceito, mas sim como a possibilidade de manter a sua saúde preservada.

Câncer de próstata tem cura

Esse tipo de câncer tem cura em especial quando é diagnosticado no início, mais um motivo pelo qual não se pode deixar de fazer o exame de próstata com regularidade. Quando o câncer de próstata não é diagnosticado no início os médicos podem realizar tratamentos paliativos que não tem a possibilidade de curar. Esses tratamentos podem retardar o desenvolvimento da doença por até 20 anos.

Citoneurin Para Dores e Inflamações: Veja Aqui Como Ele Pode Ajudar Nas Dores Dos Nervos

O tratamento mais comum é o de hormonioterapia em que em que hormônios femininos são usados para bloquear as funções da célula prostática. Quando esse tratamento não se mostra eficaz pode ser necessário fazer quimioterapia ou radioterapia localizada.

Câncer de próstata pode causar impotência sexual

Um dos motivos pelos quais é essencial manter os seus exames sempre em dia para um diagnóstico precoce em caso de câncer de próstata é que essa doença pode causar impotência sexual. Na verdade a doença em si não causa o problema, mas sim os tratamentos especialmente em indivíduos que tem mais de 40 anos de idade. Parte dos homens que apresentam impotência sexual depois de cirurgia para tratamento do câncer de próstata retomam a atividade sexual em cerca de 1 ano.

Leia mais:

4.51/5 104votos

Recomendados Para Você:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *